Iniciativa 3D&T Alpha – O Sociólogo

O tema da vez na Iniciativa 3D&T Alpha é sociedades. Conheçam, então, o responsável por estudá-las e compreendê-las: o sociólogo.

O Sociólogo
Exigências: perícia Ciências ou pelo menos três especializações relacionadas às ciências sociais (como Antropologia, Ciência Política, História, Sociologia, etc.)

O sociólogo é o cientista que estuda a sociedade e os atores sociais. Não precisa ser, necessariamente, um sociólogo per se, especialista unicamente em sociologia clássica ou contemporânea; podem pertencer ao kit estudiosos de qualquer área das ciências sociais, como antropólogos, historiadores, cientistas políticos, etc. De maneira geral, é até mesmo comum que cientistas destas áreas posuam conhecimentos das demais, uma vez que seus objetos de estudo constantamente se encontram e entrelaçam – um conceito inovador de antropologia, por exemplo, pode influenciar uma pesquisa em história, que por sua vez influenciará uma tese sobre política, que terá implicações sobre estudos de economia, que influenciarão novas teses de sociologia, que terão ecos em futuros trabalhos de antropologia.

O lugar do sociólogo, normalmente, é na academia. Seja em uma faculdade moderna ou uma universidade medieval, é lá o seu habitat natural, entre teses e bibliotecas, travando discussões acaloradas com professores, colegas e rivais intelectuais sobre o passado, o presente e o futuro das sociedades humanas (ou semi-humanas). Também não são raros, no entanto, aqueles que preferem uma abordagem mais próxima ao seu objeto, partindo para longos períodos de reclusão em áreas selvagens, em meio a tribos primitivas, para melhor compreender os seus costumes, ou então se engajando em movimentos políticos e sociais diversos.

As habilidades de um sociólogo dependem da corrente teórica que ele decidir seguir nos seus trabalhos. Ao adquirir o kit, ele deve escolher uma das descritas a seguir como a de sua preferência, recebendo alguns benefícios de jogo. Seguir mais de uma corrente teórica é possível, mas requer algum trabalho e dedicação extras para conhecê-las profundamente e evitar contradições; por isso, após a primeira, as demais precisam ser adquiridas como vantagens de 1 ponto cada.

Positivismo. O sociólogo pensa de forma lógica e objetiva, facilitando a análise rápida e a chegada a conclusões. Ele receberá um bônus de H+2 em todos os testes de especializações da perícia Ciências.

Funcionalismo. A crença no funcionamento orgânico da sociedade leva o sociólogo a ter facilidade para agir em grupo. Ele receberá um bônus de +1 em todas as suas jogadas sempre que estiver agindo de forma coordenada com outros personagens – por exemplo, atacando um mesmo inimigo, ou atuando em conjunto para resolver um problema.

Estruturalismo. O sociólogo possui intimidade com povos selvagens e primitivos, seja através de leituras ou por experiência e convivência pessoal em suas pesquisas, possuindo maior facilidade para lidar com eles. Ele receberá um bônus de H+2 em todos os testes de perícia relacionados a povos deste tipo, mesmo aqueles com quem ainda está travando os seus primeiros contatos.

Pós-estruturalismo. A intimidade do sociólogo com as idéias e teorias da psicanálise o leva a compreender melhor as atitudes de outras pessoas, podendo até mesmo prevê-las em algum nível. Ele poderá receber os mesmos benefícios da vantagem Telepatia, com a diferença de que, ao invés de gastar PMs, deve utilizar um turno para avaliar com calma o alvo, abrindo mão de se mover ou realizar outras ações, e então passar em um teste de Psicologia (especialização de Ciências).

Outros Artigos Sobre Sociedades
Crônicas em Arton – A Sociedade da Noite Eterna
Defensor3 – A Ordem Arcana
Estalagem do Beholder Cego – Formian
Non Plus RPG – Fortuna – Nação do Sangue, do Ouro e da Pólvora
Toca do Goblin – Armada Élfica

About these ads

9 Responses to “Iniciativa 3D&T Alpha – O Sociólogo”


  1. 1 Maury 01/04/2010 às 09:44

    Não sei se muita gente gostaria de usar o kit em jogo, mas que ele esta bem feito e estruturado ele está.

  2. 2 Tenorius 01/04/2010 às 10:06

    Concordo, nao sei se muitos teriam paciencia pra inserir um sociologo em uma aventura, visto que esse kit ficou bastante especifico (justamente por estar bem estruturado). Mas eu tenho algumas ideias para torná-lo jogável: o que poucos se lembram, é que sociologos (eu nao sou um, ok?) estudam as sociedades no tempo e no espaço. Portanto, ninguem mais entende de culturas atuais e passadas como eles. Entao, por que não fazê-los parte do grupo de aventuras, mesmo que temporariamente, para explorar aquele possivel sítio arqueológico onde supostamente uma civilização antiga floresceu e possa ter deixado tesouros arqueológicos antes de desaparecer? Lembrando que tesouros nao precisam ter valor monetário direto (metais preciosos, gemas, itens magicos…), uma universidade, centro de pesquisa ou outro poderia financiar a expediçao dos aventureiros!

  3. 3 Bruno 01/04/2010 às 10:49

    Sim, eu sei que pouca gente vai usar um kit desses, e mesmo quem usar vai ser mais pra fechar o background mesmo, mesmo que eu tenha tentado colocar algumas dicas de aventuras sociológicas na descrição… Mas deixa eu fazer umas brincadeiras também de vez em quando, né =P

  4. 4 Jagunço 17/04/2010 às 01:51

    hahahahaha… Perfeito, perfeito! Me sinto contemplado! XD
    Só faltou as correntes Marxista e Weberiana! Mas nada que tire o brilho do artigo… :)

  5. 5 Bruno 20/04/2010 às 01:23

    heheh, que bom que gostou. Eu pensei em colocar uma corrente marxista também, mas não pensei em nada que ficasse legal e não criasse polêmica =P E sobre o weberianismo eu sei pouco, fora alguma coisa do próprio Weber (a ética protestante e tal, que aproveitei na Liga dos Economistas Extraordinários, heheh). Em todo caso, também ia encher o kit de habilidades demais… =P

  6. 6 Willy Barp 21/04/2010 às 12:52

    haeuihaeiuh
    Adorei isso piá (guri)!
    Demais!
    Eu ia me especializar no estruturalismo, virar um levis-strauss da vida e sair muito louco espalhando mitos por aí!
    aehuoaeheaha
    Demais!

  7. 7 Bruno 22/04/2010 às 23:51

    Ou então, vira um Roberto DaMatta e diz que aquela tua cachaçada no bar da esquina era só “pesquisa de campo”, heheh =P


  1. 1 Iniciativa 3D&T- DoubleTema « Toca do goblin Trackback em 30/04/2010 às 23:14

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Sob um céu de blues...

Categorias

@bschlatter

Estatísticas

  • 169,328 visitas

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: