Jornal da Guerra Contra os Taedos

capa_taedosResumindo: foi a guerra dos filhos da luz contra os filhos das trevas, ambos filhos da puta. Assim abre Jornal da Guerra Contra os Taedos, de Manoel Carlos Karam, uma série de relatos jornalísticos fictícios a respeito de uma guerra fantástica entre nações inexistentes. O livro foi lançado pela Coleção Antena, da novata editora curitibana Kafka Edições, que, como o autor de quem empresta o nome, até o momento se destaca pela publicação de obras de autores nacionais com algum pé no surreal e no absurdo – como fica bem claro, aliás, já no trabalho gráfico das capas, tanto desta como das outras publicações. Também é, acredito, uma das primeiras publicações literárias a usarem as novas regras de ortografia do português.

A organização do livro lembra de alguma forma As Cidades Invisíveis, do Italo Calvino, com uma coletânea de textos curtos e diretos, não maiores que um parágrafo e poucas vezes ocupando mais do que uma página, que aos poucos desenvolvem o tema principal em suas várias facetas. Em conteúdo, no entanto, ele está mais próximo de Matadouro 5, do Kurt Vonnegut – uma sátira ácida e absurda da guerra, suas motivações, seus heróis, e mesmo suas pazes, sempre subordinados a um humor nonsense e cáustico, onde a violência vira espetáculo, o conflito é menos importante que a sua repercussão, e os soldados são convocados com o belo slogan motivacional Duvido que você tenha algo melhor para fazer. Tudo levado por um texto simples sem ser simplório, que não abusa mas também não tem medo dos palavrões, e é acima de tudo gostoso de ler, de forma que é fácil acabar o livro em uma única tarde e depois querer voltar a ele em novas leituras das suas passagens mais marcantes.

Enfim, Jornal da Guerra Contra os Taedos é uma obra ímpar, divertida e instigante, que qualquer um com algum gosto pelo absurdo e o nonsense há de apreciar, bem como adeptos de humor negro e sarcasmo corrosivo. Altamente recomendada, e acredito que um dos melhores lançamentos nacionais recentes.

Anúncios

0 Responses to “Jornal da Guerra Contra os Taedos”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Sob um céu de blues...

Categorias

Arquivos

@bschlatter

Estatísticas

  • 199,577 visitas

%d blogueiros gostam disto: