Fila Vida

Estar vivo é estar esperando. Desde que se viva, se espera – uma hora, uma data, uma pessoa, um objeto. Esperamos na fila do banco, e esperamos nos intervalos da TV. Esperamos o filme começar, e, uma vez que comece, não poucas vezes esperamos pacientemente que termine. Esperamos aquele verso da música de que gostamos, ou aquele riff magnético de guitarra, ou aquela linha dançante de baixo. Esperamos, deitados na cama e olhando pro teto, sem saber o quê: apenas esperamos, verbo intransitivo.

Esperamos nove meses até nascermos, e então, uma vez lançados ao mundo, continuamos a esperar: esperamos o leite da mãe, fraldas limpas, o sono – ou, pelo menos, o esperam nossos pais. Ganhamos consciência de nós mesmos, e continuamos a esperar: esperamos a hora do recreio, o fim da aula, a hora do almoço, a hora de dormir. Esperamos o fim de semana, e, quando ele chega, não é o bastante; então continuamos esperando, mas desta vez as férias.

Esperamos o aniversário, a páscoa, o natal, o ano novo. Esperamos o resultado do vestibular, e, uma vez na faculdade, esperamos o fim dela. Esperamos um emprego, e poder sair dele para um melhor. Conhecemos alguém de quem gostamos, e esperamos dolorosamente até podermos estar juntos dela. Esperamos casamentos, formaturas, nascimentos, a final do campeonato – seja para alegria ou para a tristeza.

Esperamos o sossego, o alívio e o ócio. Esperamos a partida, e, depois dela, a solidão. E esperamos até o fim, até a espera final depois da qual nada mais há o que esperar – e, portanto, o que viver. E talvez, alguém certamente há de pensar, toda a vida se resuma mesmo a essa espera derradeira, estendida desde o início e diluída no caminho em incontáveis esperas menores.

Viver é esperar, afinal.

Anúncios

0 Responses to “Fila Vida”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Sob um céu de blues...

Categorias

Arquivos

@bschlatter

Estatísticas

  • 198,293 visitas

%d blogueiros gostam disto: