Arahan

affiche_arahan_2004_1Arahan é um filme coreano de artes marciais e comédia, indo um pouco na linha de Kung-Fusão e Shaolin Soccer, ainda que um tanto menos exagerado. Ele conta a história de Sang-hwan, um policial de rua inexperiente e honesto, totalmente desajeitado e atrapalhado, e a forma como ele acabou aceito como discípulo dos Sete Mestres do Tao, um estilo ancestral de arte marcial.

O filme é, fácil, fácil, um dos mais legais que eu assisti nos últimos tempos. O tom de comédia fica na medida certa – as tiradas cômicas são ótimas, com timing perfeito e sempre dentro do contexto; o filme não tenta ficar te empurrando piadas esdrúxulas goela abaixo o tempo todo apenas por ser um comédia, como certas sátiras-besteirol que existem aos montes por aí (vocês sabem do que eu to falando). E, claro, não se pode tirar também o mérito da atuação de Ryoo Seung-Bum no papel principal, que colabora, e muito, para esse fator cômico.

A parte de artes marciais em si também não é desnecessariamente estravagante. Existem alguns saltos um tanto mais exagerados dos personagens, como é comum no gênero, mas é em geral bem pé no chão, sem deixar nada ficar extremamente caricato. O único ponto um pouco ruim é o excesso de uso de câmera lenta, principalmente na luta final.

O maior mérito do filme, no entanto, não é tanto o lado cômico ou de ação. Ambos são ótimos e praticamente irrepreensíveis, mas são usados de apoio para se contar uma história que é, ela própria, muito boa e cativante, com personagens de carisma e eficiência, e que se presta bem a tentar nos fazer refletir sobre aquilo da qual ela fala – o papel do estudo e do aprimoramento pessoal em tempos contemporâneos – sem tentar nos jogar uma moral da história na cara a cada 5 minutos. Ainda que no final ela acabe caindo para um lado um pouco mais King of Fighters e Dragon Ball, como infelizmente ocorre com mais freqüência do que deveria dentro do gênero, ela consegue manter esse espírito do roteiro até o fim.

No fim, tudo pode ser resumido em: Arahan é um ótimo filme. Engraçado, divertido, com boas lutas e um grande roteiro com ótimos personagens. Altamente recomendado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Sob um céu de blues...

Categorias

Arquivos

@bschlatter

Estatísticas

  • 197,719 visitas

%d blogueiros gostam disto: