Em Busca de El Cid

cidEl Cid, pra quem não sabe, é talvez o mais importante herói da Espanha medieval. Protagonista do Poema de Mio Cid, mais antiga obra da literatura medieval castelhana, ele é considerado um dos grandes heróis das campanhas da Reconquista da Península Ibérica nos séculos XI e XII, ainda que, pelos relatos históricos que chegaram até nós, é provável que tenha se mostrado bem mais leal aos seus mestres muçulmanos do que aos cristãos (não exatamente por devoção religiosa, é claro). Mesmo assim, a sua importância como ícone na Espanha é enorme, superando em muito a figura histórica por trás da lenda. Em Busca de El Cid, livro de Richard Fletcher, busca desvendar, até onde possível a partir das fontes disponíveis, a verdadeira história deste cavaleiro castelhano, jamais vencido em batalha enquanto vivo, cujo nome verdadeiro foi Rodrigo Díaz (El Cid sendo uma corruptela da palavra árabe sayyid, “senhor”).

O relato é bastante denso, dividido basicamente em duas partes: a primeira dedicada a “preparar o terreno” para a história do Cid, relatando a história da Península Ibérica desde a conquista muçulmana, com a formação do reino de al-Andaluz, até a formação do reino cristão de Castela, onde Rodrigo teria nascido, dedicando ainda um capítulo para o relato de algumas aventuras de personagens europeus contemporâneos a ele e que possam servir de base para comparações; e a segunda é dedicada a relatar a própria história do Cid, a partir de fontes devidamente descritas e comentadas em um capítulo de interlúdio. A análise é bastante profunda, buscando tirar o máximo proveito das fontes utilizadas, e se propondo ainda a fazer um breve panorama político da Península Ibérica na época. Ao final do livro, há uma bibliografia comentada para cada capítulo, que pode ser bastante útil para quem busca mais informações sobre os temas abordados, apesar de a maioria dos títulos não possuírem edições em português. A narrativa consegue manter o ritmo mesmo nos momentos de citações mais densas (com direito até a poesias árabes inteiras), não cansando muito o leitor; e também há apêndices com genealogias de reis árabes e cristãos dos principais estados da região, que ajudam bastante a não se perter entre tantos Als, Abds e Afonsos citados no texto, ainda que falte a de alguns reinos taifa importantes para a história de Rodrigo.

O livro se auto-rotula como um livro “para leigos”, ou seja, um livro feito para agradar ao público geral, e não necessariamente aquele versado no estudo da história, o que pode gerar algum preconceito entre leitores acadêmicos; pode-se notar essa preocupação na forma como a narrativa é feita, valorizando mais a narração dos fatos do que necessariamente a referência às fontes e a reflexão sobre os mesmos, e não havendo qualquer tipo de nota de pesquisa referida diretamente. Mesmo sobre o ponto de vista hitoriográfico, no entanto, isso não chega a ser realmente um defeito, já que a maioria das fontes é citada diretamente no próprio texto, e há um capítulo à parte para descrevê-las e comentá-las adequadamente, fazendo as críticas que se mostram necessárias. Trabalhos anteriores feitos sobre o tema também são citados e comentados, bem como criticados quando necessário. Não há conclusões precipitadas, e o autor consegue se manter razoavelmetne neutro no desenvolvimento do personagem, não tendendo nem a consagrar ainda mais o herói santo que a lenda imortalizou, nem a denegrir gratuitamente a sua imagem, como muitos historiadores por vezes gostam de fazer com esse tipo de lenda.

Enfim, Em Busca de El Cid é um livro que pode agradar à fãs da lenda que procuram saber um pouco mais sobre o personagem além do mito, bem como àqueles que gostariam de conhecer um pouco mais sobre uma história real de heroísmo medieval (e eu sei que entre o pessoal do RPG por aí deve ter um punhado destes). Embora não impressione especialmente por isso, também não deve necessariamente decepcionar àqueles procurando um bom trabalho de pesquisa histórica sobre o tema. Na pior das hipóteses, ainda é uma leitura prazerosa, ou pelo menos foi para mim.

Anúncios

0 Responses to “Em Busca de El Cid”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Sob um céu de blues...

Categorias

Arquivos

@bschlatter

Estatísticas

  • 197,719 visitas

%d blogueiros gostam disto: