Obergeist – Estrada Para O Apocalipse

obergeistDe tudo que se pode criticar, xingar, desmerecer, desprezar ou o que for a respeito dos nazistas, um mérito, sem dúvida, não se pode tirar deles: a sua inegável contribuição à ficção ocidental. Não exatamente como produtores e autores de filmes, livros ou afins, mas principalmente como personagens – tanto os fatos concretos como as dezenas de milhares de histórias que surgiram a seu respeito criaram uma mitologia própria, e ofereceram uma gama de personagens trágicos e vilões sádicos tão funcionais e onipresentes que fica difícil imaginar como seriam os últimos 60 anos de filmes, romances e quadrinhos não fosse o cara do bigodinho esquisito e sua turma de alemães alucinados, de Indiana Jones a Hellboy.

Obergeist – Estrada Para O Apocalipse é um bom exemplo disso. A obra conta a história de Jürgen Steinholtz, cientista nazista que participou daqueles experimentos com cobaias humanas com a qual qualquer leitor de Hellboy já deve estar bastante acostumado. No entanto, nos últimos anos da guerra, um experimento com um judeu que demonstrava poderes sensitivos mudou a sua concepção sobre o que fazia, atormentando-o e transformando-o de cientista em experimento, terminando por levá-lo para um futuro distante onde ele pode encontrar uma chance de redenção para os seus crimes do passado.

Têm-se a partir daí uma história de super-heróis em futuros apocalípticos bem típica dos anos 90, com um tom sombrio e tenebroso, e violência gráfica suficiente para tornar justa a recomendação de capa para maiores de 16 anos. Por trás disso, no entanto, ainda é uma história interessante, bem contada ainda que apressada algumas vezes, e que trata de forma eficiente o tema da redenção e da busca pelo perdão por crimes indizíveis e hediondos. Talvez não seja a mais original ou bem realizada, mas não deixa de ser criativa e funcionar bem, ficando de recomendação para aqueles que gostam desses enredos sombrios e apocalípticos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Sob um céu de blues...

Categorias

Arquivos

@bschlatter

Estatísticas

  • 198,801 visitas

%d blogueiros gostam disto: