O Cavaleiro Inexistente

cia_letras_cavaleiro_inex_bolsoConfinada em um convento, uma freira recebe como penitência a tarefa de narrar a história de um paladino do exército de Carlos Magno em sua guerra contra os mouros – é a história de Agilulfo Emo Bertrandino dos Guildiverni e dos Altri de Corbentraz e Sura, e como ele, tendo um de seus feitos do passado questionado, parte em busca da confirmação de uma virgindade perdida 15 anos no passado. Ele não é, no entanto, um cavaleiro comum; distingue-se dos seus semelhantes pela sua impecável armadura branca, e também pelo fato de não existir.

É mais ou menos essa a premissa de O Cavaleiro Inexistente, clássico do cubano naturalizado italiano Italo Calvino, autor que, já comentei anteriormente, pago-pau incondicionalmente. É um livro muito divertido; uma espécie de romance de cavalaria às avessas, onde o fato de Agilulfo não existir de fato rende todo tipo de situação bizarra e absurda, e ainda uma história cômica bastante criativa, com um tom de comédia-pastelão que às vezes lembra alguns filmes do Monty Python.

Outro elemento bastante interessante na leitura é a personagem da freira que conta a história enclausurada em um mosteiro, que na abertura de cada capítulo sempre dedica alguns parágrafos a falar sobre o exercício de escrever aquela história, discursando sobre os problemas das páginas que permanecem em branco, tudo o que tem a contar e toda a frustração e emoção que misturam-se no ofício de escrever. É um exercício de meta-ficção bem interessante, em que a história reflete sobre si mesma, parecendo até mesmo antever o momento em que a narrativa perde um pouco o rumo e se encaminha para o final um pouco apressado.

De qualquer forma, O Cavaleiro Inexistente é um livro curto, divertido e interessante, que merece uma lida para fãs de histórias de cavalaria ou simplesmente de histórias criativas beirando o absurdo e o surreal. Fica a recomendação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Sob um céu de blues...

Categorias

Arquivos

@bschlatter

Estatísticas

  • 199,607 visitas

%d blogueiros gostam disto: