América Mágica

137047_4América Mágica, ou Quando a Europa da Renascença pensou estar Conquistando o Paraíso, é um livro de dois historiadores a respeito das lendas e mitos que cercaram o continente americano durante a sua conquista pelas nações européias. Pode-se considerá-lo um pouco como um livro de história da imaginação – “o que foi imaginado sobre a América quando esta foi descoberta pelos europeus” -, estudando essas histórias a partir de relatos de viagens e outras fontes e buscando o que há de verdadeiro e as possíveis origens de todas as lendas maravilhosas que invadiram o imaginário ocidental na época, algumas perdurando até hoje na literatura contemporânea.

Os méritos do livro, sem dúvida, já começam pela escolha do tema, que a mim, pelo menos, desperta bastante interesse e curiosidade acadêmica. Além disso, no entanto, não se pode deixar de destacar a qualidade e profundidade da pesquisa dos autores, e também a qualidade da escrita, que envolve o leitor e não se sobrecarrega de informações, não sendo em nada ilegível a qualquer leigo no assunto. O trabalho divide-se em oito capítulos comentando os mitos mais marcantes que surgiram sobre o continente, do Paraíso na Terra aos gigantes patagões, e possui ainda uma pequena introdução falando sobre os diferentes momentos das navegações e trocas culturais das nações européias com o resto do mundo.

Enfim, América Mágica vale-se de uma pesquisa muito bem executada sobre um assunto que talvez seja um tanto específico, mas nem por isso menos capaz de despertar curiosidade e outros tipos de interesses. Pode ser apreciado e se tornar uma boa referência para fãs e aspirantes a escritores de histórias e epopéias com boas doses de imaginação e fantasia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Sob um céu de blues...

Categorias

Arquivos

@bschlatter

  • Faltou o Douglas canastra suja pra resolver esses pênaltis. 3 hours ago
  • O narrador tinha até esquecido como gritava gol. 3 hours ago
  • Sigo um Portaluppista dos Últimos Dias convicto, mas sejamos sinceros com nós mesmos. 4 hours ago
  • Desde o primeiro jogo que escalou reserva e desistiu do outro campeonato. 4 hours ago
  • Pode rolar qualquer coisa, o time que fizer um gol mata esse jogo. Mas o Renato bem tá merecendo esse resultado há uns seis meses. 4 hours ago

Estatísticas

  • 197,786 visitas

%d blogueiros gostam disto: