Captain Tsubasa

Captain Tsubasa, quem for fã de animes e mangás deve saber, é a famosa série de animação sobre futebol, conhecida aqui como Super Campeões, em que os personagens passam os jogos fazendo coisas absurdas como disparar chutes-canhões, aprender técnicas secretas treinando nas montanhas, e todo aquele clichê típico de séries japonesas – mas, acreditem, é muito mais legal do que parece dizendo dessa forma. No Japão, onde a série original fez um grande sucesso na década de 1980, foram lançados também ao longo dos anos dezenas de games tentando misturar os elementos do anime à jogabilidade tradicional de jogos de futebol para videogame, resultando um gênero híbrido que muitos viriam a chamar de “RPG de futebol”, por incluir alguns elementos típicos dos RPGs eletrônicos, como técnicas especiais, menus de jogo, evolução de personagens por experiência, etc. Tive a oportunidade de jogar alguns dos jogos do Super Nintendo e do primeiro Playstation, e posso dizer que eram realmente muito interessantes.

Enfim, esta foi a primeira versão da série para o Playstation 2, lançada em 2006. Acho que pode-se considerar o jogo como fazendo parte de um gênero que foi bastante popular nos últimos anos do console, que eu gosto de chamar de gênero anime – não, claro, que não houvessem jogos baseados em animes anteriormente, mas naquela época, com jogos como os três Dragon Ball Z: Budoukai Tenkaichi ou dois jogos de Saint Seiya, por exemplo, houve uma certa mudança no seu design conceitual. Se antes eles algumas vezes eram mal-feitos, apenas para lucrar em cima dos fãs, ou então jogos genéricos, ainda que bem feitos, de algum estilo qualquer (luta, RPG, ação ou aventura), que apenas utilizavam personagens das séries, agora eles buscavam emular a própria sensação de se estar participando em um episódio da televisão, com animações, efeitos e vozes muitas vezes retirados diretamente da TV fazendo parte do jogo durante as partidas.

Captain Tsubasa seguiu por esse caminho, trazendo às partidas de futebol todos aqueles elementos que faziam da série tão divertida: os dribles que deixam os zagueiros com cara de abobados; os chutes-águia, tigre, canhão, trivela e outros tantos; as defesas dos goleiros usando golpes de caratê; a profusão de linhas de ação em cada carrinho ou chute à gol. Geralmente, quando um desses elementos é ativado, enquanto a cena vai se desenrolando o jogador precisa apertar uma certa seqüência de botões para que ela tenha a sua máxima eficiência, enquanto o adversário também pode fazer o mesmo para tentar vencê-lo, com direito a números de ataque e defesa, barrinhas de força e tudo mais. No resto do jogo, move-se pelo campo com um personagem, o capitão do time, enquanto os demais são controlados pelo computador, como no pouco conhecido (mas muito legal) Libero Grande. No entanto, basta apertar um botão para abrir um menu que permite mandá-los fazer alguma coisa, como realizar um passe ou chutar a gol; no geral, parece bastante com alguns RPGs eletrônicos como Radiata Stories, Rogue Galaxy e outros que usam sistemas de batalha em tempo real, exceto que são jogos de futebol épicos no lugar de um combates épico pelo destino de um mundo fantástico qualquer. E, no modo Story, onde se segue a história do anime desde os torneios colegiais até o mundial júnior de seleções, realizar certas ações pode ativar ainda outras cenas especiais, seguindo os acontecimentos do anime – como a entrada de um jogador da reserva que vai mudar a partida, ou um chute que subitamente se revela um passe para outro atacante, etc.

Enfim, pra quem gosta do anime, é um jogo perfeito – ou quase, não fosse o fato de ser em japonês e haver pouquíssimas possibilidades de ele ser localizado para outros idiomas, além de ser um tanto curto. Mas mesmo assim, ainda é uma das experiências mais divertidas e diferentes que você vai encontrar em um videogame de futebol.

Anúncios

8 Responses to “Captain Tsubasa”


  1. 1 Leandro 29/03/2011 às 20:53

    Me ajude a passar o terceiro time e o chute d trivela como faco me ajude leandro

  2. 2 Leandro 29/03/2011 às 20:54

    Tsubasa e muito bom mas ta dificil passar o terceiro time me ajudam fazer o chute de trivela leandro

  3. 3 Leandro 29/03/2011 às 20:55

    Quais sao os outros times leandro.

  4. 4 Bruno 29/03/2011 às 21:56

    Isso aqui não é exatamente uma página de dicas, mas só uma avaliação do jogo. E já faz um tempinho que eu joguei, não lembro exatamente de todos os detalhes =P Recomendo uma olhada em http://www.gamefaqs.com, deve ter algo a respeito por lá.

  5. 5 RENAN 31/05/2011 às 20:18

    como eu faço golnao comsigo

  6. 6 Erick 02/06/2012 às 03:51

    Aí galera eu tenho o jogo mas já perdeu a graça todo o meu time tá num nível tão alto que não tem como eu toma gol mesmo que eu não encoste nem a mão no controle na hora de defender um chute além de todos os meus chutes que dão só 9990 mas mesmo assim o jogo é ótimo eu recomendo xD ainda mais quando se joga no modo versus. não é querendo me gabar mas eu nunca perdi nenhuma partida e eu sou praticamente invencível kkkkkk alguém tá afim de me desafiar? kkkkkk

  7. 7 jhon 28/09/2012 às 23:56

    what????
    ingles please??
    captain tsubasa(super champions) is good game for ps2!!!!
    I’ like games for soccer and games for RPG, and the 2 in 1 game is very very good!!!!!
    my name is jhon and live in las vegas U.S.A
    goog bye!!!! 🙂


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Sob um céu de blues...

Categorias

Arquivos

@bschlatter

Estatísticas

  • 198,775 visitas

%d blogueiros gostam disto: