Futebol & Guerra

Bueno, a maioria já deve saber que eu sou um entusiasta do grande esporte bretão, além de torcedor fanático do Grêmio de Porto Alegre, em grande parte porque eu nem faço muita questão de esconder. Além disso, sou também historiador, e que tem na história social do futebol justamente uma linha de pesquisa. Então, não é exatamente surpresa quando eu me interesso por algum livro que misture as duas coisas, como o caso deste Futebol & Guerra, do jornalista britânico Andy Dougan.

A obra, como o extenso subtítulo já deixa claro – Resistência, Triunfo & Tragédia do Dínamo na Kiev Ocupada Pelos Nazistas -, relata a história da equipe do Dínamo de Kiev, considerada uma das melhores da Europa da primeira metade do século XX, e seu dramático destino durante a ocupação nazista da capital da ucraniana, na época parte da União Soviética e invadida durante a 2º Guerra Mundial. Para dar suporte a narrativa, foi feito um extenso trabalho de reconstituição histórica, partindo desde os primórdios do Império Russo no século IX até as grandes conquistas e jogadores da equipe nas últimas décadas, como as conquistas na Liga dos Campeões da UEFA na década de 1970 e revelações como o ex-ídolo do Milan Andriy Shevchenko. A pesquisa é bastante profunda, e as descrições de campos de concentração, guerrilhas de resistência e táticas de combate alemãs e soviéticas podem agradar também aos fãs de história militar.

O que pode incomodar algumas vezes alguém que espere por um relato histórico mais sério é a forma romanceada com que a narrativa é escrita. As fontes são citadas no fim do livro, mas poucas vezes referenciadas no próprio texto; e há em certos momentos algumas suposições em cima de pessoas e eventos sem muita base concreta, visando torná-los mais interessantes enquanto personagens e cenas, como se a obra não se tratasse de um trabalho de pesquisa mas sim de criação literária. Por outro lado, isso é um pouco também do que o torna uma leitura tão gostosa – as suas duzentas e poucas páginas vão rápidas e fáceis, especialmente para quem tem interesse nos assuntos abordados.

Acima de tudo, tais problemas não chegam invalidar o que realmente dá força ao livro, a história contada, que é emocionante e cativante, sobre o futebol usado como como forma de resistência. Se você gosta de futebol, são grandes as chances de gostar desse livro. Se gosta de história militar, sobretudo da 2º Guerra Mundial, também. E se gosta de grandes histórias com grandes personagens, reais ou fictícios, certamente não vai se arrepender de lê-lo.

Anúncios

0 Responses to “Futebol & Guerra”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Sob um céu de blues...

Categorias

Arquivos

@bschlatter

Estatísticas

  • 196,753 visitas

%d blogueiros gostam disto: