Governismo, a doença infantil

governismoGostando muito desse tumblr, chamado Governismo, a doença infantil. Em meio a todas essas polêmicas recentes sobre mensalão, trensalão, privatarias e afins, parece ser uma única voz de lucidez política, e que faz as perguntas que a gente realmente quer saber a resposta.

Porque, na boa, quando penso nos problemas do governo atual, não é sobre o mensalão que eu me questiono. Até onde eu sei, eles só estão continuando a interminável prática política, existente pelo menos desde Roma, da corrupção. Não era Platão que dizia que um bom corrupto podia ser melhor para a república do que um honesto incompetente?

“Ah, mas o mensalão nunca aconteceu!” Sinceramente, não sei. Uma parte de mim realmente quer acreditar nisso. Outra acha muito difícil. A única verdade incontestável é que eu não sou jurista, não li as dez mil páginas de processo, então obviamente não sou a pessoa certa para julgar. Prefiro e escolho confiar em alguém que tem muito mais propriedade que eu pra falar a respeito, ou não seria escolhido pelo próprio partido que se diz prejudicado pra ocupar um cargo que lhe dá esse poder, a me juntar à turba de inconformados e suas ofensas de quinta série, imbuídas muitas vezes até de um racismo tosco que, eu queria acreditar, não deveria existir em uma corrente política que se diz tão progressista.

Os questionamentos que eu realmente me faço são esses que estão no tumblr. Enchentes no Rio de Janeiro? Comissão de direitos humanos nas mãos de pastores evangélicos? Quem deixou que isso acontecesse? Quem são os aliados desses políticos, cujas trocas de favores e nomeações permitiram que chegassem a ocupar esses cargos? Pois é.

Sob a grande justificativa de manter a governabilidade, se aceita muita coisa, se vira o rosto para muita coisa. Faz parte da democracia? Talvez faça. Mas não é menos frustrante por isso. Ou melhor, brochante mesmo. Vou precisar de muito viagra hermenêutico pra recuperar o tesão pela política.

No fim das contas, mantenho minha promessa: voto em qualquer candidato que der um soco na cara do Onyx Lorenzoni, ao vivo, durante um debate transmitido pela RBS.

2 Responses to “Governismo, a doença infantil”


  1. 1 Lidia 13/12/2013 às 14:56

    Encontrar lucidez por aí é praticamente uma viagem alucinógena. Você encontra a lucidez, e a julga assim, baseado num senso pessoal que é tudo, menos lucido.
    Saber a quem ouvir é tarefa complicada. Sinceramente ainda não sei com certeza se mensalão petista existiu ou não (pessoalmente acho que sim), mas é certeza, e você pode consultar centenas de colunistas com embasamento jurídico dizendo isso (e sem racismo algum), que o julgamento foi de uma patifaria sem igual, cheio de falhas e inconstitucionalidades, puniu possíveis inocentes sem provas e deixou impune gente que tinha muita culpa na história, mas estava no “lado certo” do espectro ideológico.
    Temos visto realmente o crescimento de um governismo acrítico e incoerente. E temos visto, no balaio, o crescimento de inocentes uteis que se formam ideologicamente nessa sanha de encontrar a incoerência dos governistas muitas vezes onde ela não se encontra.
    Cada vez mais eu sei menos a quem ouvir. No caso desse tumblr, que acompanhei desde o início (primeiramente encantada e concordando com tudo nele), é um dos sites a se ignorar, na minha opinião. Eu já presenciei muita desonestidade intelectual e incoerência tão revoltantes quanto alguns casos legítimos apontados.
    Veja essa dupla, por exemplo:
    http://militantesdoodio.tumblr.com/

    • 2 Bruno 13/12/2013 às 16:23

      Complicado saber a quem ouvir sempre é. Talvez haja alguma desonestidade ali sim, mas eu acho que ele tá fazendo as perguntas certas, ao menos. Pra mim o que falta mais é isso. Menos “o mensalão existiu mesmo?” e mais “quem foi que botou esse tal Feliciano lá?” São as perguntas que nem a oposição se preocupa em fazer, até por saber que, se estivesse no lugar do governo, faria exatamente igual.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Sob um céu de blues...

Categorias

Arquivos

@bschlatter

Estatísticas

  • 193,078 visitas

%d blogueiros gostam disto: